Eventos e fatos que fazem parte do universo de gestão em governança corporativa podem, de forma simplificada, constarem numa divisão prática:
- Problema: evento cotidiano que pode gerar impactos significativos, mas que pode ser tratado no âmbito da Gestão de Riscos Corporativos;
- Incidente ou emergência: fato que não faz parte do cotidiano e que pode causar interrupção ou redução importante na qualidade de serviços e produtos causando certa incapacidade temporária. Tal situação deve constar do Plano de Continuidade do Negócio (BCP e DRP);
- Crises: eventos críticos que provocam crises potenciais ou reais e são capazes de comprometer parcial ou totalmente operações e estratégias, além de representar danos à imagem e a reputação e até mesmo gerar perdas de alto impacto. Situações dessa natureza, requerem Gestão de Crises e o principal desafio é fazer funcionar um Plano de Resposta (BCP e DRP)
É sobre os eventos críticos, crises, eventos inesperados e de alto impacto ou os chamados “Cisnes Negros” de que trata o serviço Gestão de Eventos Críticos da GRC Solutions.
Conheça um pouco sobre a metodologia: